Rotação acima do normal quando o Cruze Control está ligado
Started by borgesmg


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6 posts in this topic
borgesmg
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9 posts 5 tópicos Registado: Jul 2018
Marca do Carro: Hyundai
Modelo do Carro:: Creta
Ano do Carro: 2018
Estado: São Paulo
Cidade: Sao Paulo
10-03-2019, 07:25 PM -
#1
Já é conhecido que sistema Cruze Control do Creta 2.0 reduz a marcha e eleva a rotação do motor em rampas, mas com meu Creta por algumas vezes a rotação atingiu 5500 rpms e a velocidade aumentou muito acima da velocidade configurada a ponto de eu ter que desligar o dispositivo.  Porque o problema ocorreu na estrada em velocidades acima de 100km/h.
Eu fiquei bem preocupado pois esse problema poderia ter causado um acidente.
Levei o carro na concessionária. Fui muito bem atendido por sinal. Atualizaram o software do módulo de Injeção Eletrônica. A explicação é que falhas de comunicação entre o módulo Injeção Eletrônica e outro modulo (não me recordo qual) levaram a uma interpretação errada de dados ocasionando o comando para acelerar o carro.
Não sei se o problema foi solucionado porque ainda não tive como testar.
Alguém já teve esse problema antes?
Qual seria a origem do problema de comunicação? Deve ser um problema de hardware. Cabo? Temperatura? E portando a atualização da software do módulo de Injeção Eletrônica não corrigiria esse problema.
Não seria o caso da Hyundai fazer um recall para atualização do software?
thales4
Novato
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5 posts 1 tópicos Registado: Nov 2018
Marca do Carro: Creta
Modelo do Carro:: prestige
Ano do Carro: 2017
Estado: Goi
Cidade: Itumbiara
10-03-2019, 09:35 PM -
#2
Duvido muito que mude algo. Esse câmbio é um lixo...
O que eu normalmente faço pra suavizar é escravizar na sexta marcha, jogando pra manual. Velocidade oscila, porém não dá aquelas rasgadas medonhas no giro reduzindo as marchas. As vezes se a velocidade cai muito do setado, o cruise ctrl desacopla.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
André Alves Pinheiro
Novato
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15 posts 0 tópicos Registado: Nov 2018
Marca do Carro: Hyundai
Modelo do Carro:: Creta Pulse Plus
Ano do Carro: 2019
Estado: Ceará
Cidade: Fortaleza
11-03-2019, 01:48 PM -
#3
Também duvido que altere algo. Já passei por isso várias vezes em subidas, as vezes nem tanto ingrimes, mas não subiu para tanto o giro. O que faço para suavizar é manter o pé na aceleração, elevando o giro no pé, quando no nível está mais plano vou soltando aos poucos. Em muitos casos funcionou sem ter que desabilitar no pedal de freio.

Não sei se o sensor trabalha simplesmente pela redução da velocidade, que ocasiona a mudança de marcha e consequentemente a subida no giro, ou decorre de algum sensor que detecte a necessidade de aumento de giro para dar reforço na subida, mas de certa forma poderia ser melhor ajustado.
robertoalmeida
Novato
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4 posts 1 tópicos Registado: Nov 2018
Marca do Carro: Creta Pulse Plus
Modelo do Carro:: 2019
Ano do Carro: 2018
Estado: Rio Grande do Sul
Cidade: Florianopolis
22-03-2019, 04:02 PM -
#4
Deve ser padrão...pois meu também acelera quando sobe rampa. Quem consegue um parecer de um mecanico de confiança sobre esta aceleração
borgesmg
Novato
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9 posts 5 tópicos Registado: Jul 2018
Marca do Carro: Hyundai
Modelo do Carro:: Creta
Ano do Carro: 2018
Estado: São Paulo
Cidade: Sao Paulo
01-04-2019, 07:33 PM -
#5
Eu peguei estrada e a redução de marcha e aceleração continuam, mas não ocorreram mais aumentos excessivos de rotação. A reação do carro ficou um pouco mais suave. A maior rotação ficou em torno do 4000rpm. Aconselho a fazer a atualização do software, pois como falei a velocidade subia acima do configurado no cruze control, com potencial risco de causar um acidente ou multa de velocidade.
O problema de redução de marcha e aceleração no cruze control parece ser característica desse carro mesmo. Desagradável e irritante.
Mensagem modificada pela última vez: 01-04-2019, 07:34 PM por borgesmg.
aspmariano
Novato
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12 posts 1 tópicos Registado: Jan 2019
Marca do Carro: Hyundai
Modelo do Carro:: Creta
Ano do Carro: 2018
Estado: Goiás
Cidade: Goiânia
16-09-2020, 12:13 PM -
#6
O controle de cruzeiro eu já desisti de usar para não passar raiva.
Esse câmbio é o que estraga o Creta.
Nas ultrapassagens em rodovias de pista simples, frequentemente mudo para manual, pq não sinto segurança nas trocas automáticas desse câmbio.
Mensagem modificada pela última vez: 16-09-2020, 12:15 PM por aspmariano.
Caiomca
Membro
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111 posts 6 tópicos Registado: Oct 2017
Marca do Carro: Creta
Modelo do Carro:: Prestige
Ano do Carro: 2017
Estado: Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
02-12-2024, 05:09 PM -
#7
(01-04-2019, 07:33 PM)borgesmg Escreveu: Eu peguei estrada e a redução de marcha e aceleração continuam, mas não ocorreram mais aumentos excessivos de rotação. A reação do carro ficou um pouco mais suave. A maior rotação ficou em torno do 4000rpm. Aconselho a fazer a atualização do software, pois como falei a velocidade subia acima do configurado no cruze control, com potencial risco de causar um acidente ou multa de velocidade.
O problema de redução de marcha e aceleração no cruze control parece ser característica desse carro mesmo. Desagradável e irritante.

Infelizmente a lógica implementada para esse cambio da geração 1 do Creta brasileiro não é a melhor para nossa realidade de condições de tráfego, muito menos a do seu cruize control. Principalmente para o motor 2.0. Alegam que o cambio foi programado "para garantir a melhor relação de potência e economia de combustível"...kkkkkkkkkkkk
 Só corrigiram isso, mais ou menos, na geração 2 com a implementação do controle do modo de condução entre outros "tapas" que deram no motor e outros sistemas afins.
Você se acostuma com essa lógica do cambio da geração 1, mas não é boa mesmo não. 
PS.: Só um exemplo ridículo dessas lógicas na geração 1...: em dias muito quentes e com o ar-condicionado ligado, o acelerador eletrônico fica menos responsivo e o sistema reduz a quantidade de reduções de marchas nas acelerações de retomadas...ou seja, o sistema tenta acelerar o máximo possível ainda na marcha 6 e só reduz pra 5 e 4 se você pisar mesmo...podem reparar isso.


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