TESTE: HYUNDAI CRETA 2.0 SPORT
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jordan
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07-11-2017, 09:31 AM -
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Creta Sport ganha detalhes escurecidos e apelo esportivo, mas mantém o mesmo motor 2.0 flex; Confira seu desempenho

[Imagem: creta_sport-034.jpg]
Hyundai Creta 2.0 Sport (Foto: Divulgação)

A nova versão Sport do Hyundai Creta tem visual mais esportivo, mas segue equipada com o mesmo motor 2.0 flex de 166 cv que já era oferecido antes. O desempenho é bom e, na prática, o Creta Sport se torna a versão mais barata com esse motor, sugerido por
R$ 94.990. Mas, não pretende ter desempenho efetivamente esportivo. Confira quais são os diferenciais desta versão para as mais baratas e se ele vale ou não a compra:

Impressões gerais

O visual esportivado do Creta Sport agrada bastante, mas é preciso sempre lembrar que não foi dessa vez que o modelo ganhou motor mais potente (como o 1.6 turbo do New Tucson, que é cogitado pela Hyundai). No entanto, essa passa a ser a versão mais barata do carro com motor 2.0. Por menos do que seus R$ 95 mil, há quatro versões entre R$ 75 mil e R$ 90 mil, mas sempre com motor 1.6 flex mais fraco.

[Imagem: creta_sport-029.jpg]
Hyundai Creta 2.0 Sport (Foto: Divulgação)

A diferença em relação às outras versões fica por conta do visual com peças escurecidas. É o caso da grade dianteira, das barras de teto, dos retrovisores e dos para-choques dianteiro e traseiros. Isso sem falar no grande spoiler traseiro, que causa certo estranhamento, mas reforça o apelo esportivo do carro. As rodas de liga-leve de 17 polegadas são diamantadas e os faróis com luzes de LED têm máscara escurecida. Por dentro, os passageiros encontram detalhes em preto fosco, além de bancos de couro que são diferencial em relação às versões mais baratas.

Impressões ao volante

É verdade que o Creta pode um dia ter desempenho efetivamente esportivo, mas não dá para dizermos que o motor 2.0 não dá conta do recado. Pelo contrário: se a versão 1.6 não deixa a desejar no uso urbano, essa tem fôlego adicional e agrada o motorista em todos os momentos. Com seus 166 cv e 20,5 kgfm, o Creta tem bom fôlego em saídas de semáforos, para retomadas ou subidas. O câmbio automático tem seis velocidades com trocas suaves e rápidas. Mas, a ausência de aletas para trocas de marchas já era marcante nas outras configurações, e é ainda mais na que tem como mote a esportividade.

[Imagem: creta_sport-012.jpg]
Hyundai Creta 2.0 Sport (Foto: Divulgação)

As suspensões tem ajuste macio, que prioriza o conforto dos passageiros, mas também tem competência em curvas. Já a direção elétrica é leve e facilita a vida do motorista em manobras. Quando o assunto é desempenho, o principal ponto negativo do Creta em todas as suas versões são os freios a tambor na traseira, menos modernos do que os freios a disco da dianteira. O espaço traseiro é bom para quatro ocupantes e o porta-malas leva até 431 litros.

Custo-benefício

Por R$ 95 mil, não dá para dizer que o Creta Sport é um carro barato, mas tem bons itens de série. Estão no pacote de fábrica direção elétrica, ar-condicionado automático e digital com saídas para o banco de trás, vidros elétricos automáticos, retrovisores com ajustes elétricos e repetidores, computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro e volante multifuncional revestido de couro. Há, ainda, sensor crepuscular, câmera de ré e controles de tração e estabilidade.

A tela multimídia é boa, mas não surpreende. É sensível ao toque e tem sete polegadas, porém não conta com GPS ou TV Digital. Há rádio, leitor de MP3, Bluetooth, entradas USB e auxiliar, além de Android Auto e Apple CarPlay. É um bom sistema multimídia, mas poderia ser mais moderno.

[Imagem: creta_sport-028.jpg]
Hyundai Creta 2.0 Sport (Foto: Divulgação)

Vale a compra?

Sim, afinal é uma opção menos cara do Creta com motor 2.0. Além disso, mantém as boas e inegáveis características do carro. O visual é bonito e reflete a maturidade da Hyundai no mercado brasileiro. Os detalhes escurecidos não são exagerados, nem sutis a ponto de não se justificarem. Ainda assim, são apenas cosméticos, sem consequências práticas no desempenho do dia a dia. Porém, a falta das aletas atrás do volante e do sistema de navegação GPS são importantes ausências do carro.

[Imagem: creta-sport-002site.jpg]
Hyundai versão Creta Sport (Foto: Divulgação )

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, comando duplo variável, flex
Capacidade: 1.999 cm³
Potência: 166/156 cv a 6.200 rpm
Torque: 20,5/19,1 kgfm a 4.700 rpm
Câmbio: Automático de seis marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)
Pneus: 215/60 R17
Dimensões
Comprimento: 4,27 m
Largura: 1,78 m
Altura: 1,63 m
Entre-eixos: 2,59 m
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 431 litros (fabricante)
Peso: 1.399 kg
Consumo (Conpet):
Urbano: 6,9 km/l / 10 km/l (etanol/gasolina)
Rodoviário: 8,2 km/l / 11,4 km/l (etanol/gasolina)

Fonte: Auto Esporte


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